segunda-feira, 20 de setembro de 2010

CV so far..-

DOCAS Maria Eduarda Aguiar da Fonseca nasceu em Paços de Ferreira. Adoptou o "petit nom" de Docas, na infância.
Fez parte dos seus estudos no Porto, e visitou Avintes, onde tem família, muitas vezes. Viveu em várias regiões do País, de norte a sul, e, também no estrangeiro, em Londres, em Luanda, em Paris e em Genebra.Começou a pintar a óleo, e, mais tarde, a acrílico, por puro prazer, para si própria, sem qualquer outro objectivo. Frequentou um curso de pintura na "ARCO", em Lisboa, tendo por orientador António Sena.
Foi fazendo experiências, inspirada em várias correntes da arte, moderna e contemporânea.
Há muito apaixonada pela fotografia artística, dedicou-se à selecção e análise de fotografias, tendo colaborado na edição de um livro do médico e fotógrafo amador Fernando Calado Correia, "Sintra e as suas Quintas" e numa colecção de "slides" do mesmo autor, "Quadrantes de Portugal", divulgada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, nas Comunidades Portuguesas.
Influenciada por esta arte, transpôs para a sua pintura ambientes fotográficos, recriando e reinventando pormenores, cores, sombras e luzes, ou incorporando elementos visuais de proveniência diversa, numa mesma composição.
Partilhou, publicamente, pela primeira vez, os seus trabalhos em acrílico, numa exposição colectiva, realizada em Julho de 2006, na cidade de Espinho, no moderno espaço cultural da Junta de Freguesia.
"Geometria da Luz" foi a primeira mostra individual, em Fevereiro de 2010, na Biblioteca Operária de Oeiras, onde está convidada para participar numa exposição colectiva em Novembro próximo.
"Lugares de Ausência” é uma colecção apresentada, pela primeira vez, de 25 de Setembro a 2 de Outubro de 2010, no Clube Recreativo Avintense.
Segue-se, no mesmo salão, a partir de 3 de Outubro, uma outra nova exposição, “Em Movimento” - telas em acrílico sobre a temática do desporto.

Sem comentários:

Enviar um comentário